Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 19h28

Com maior produção, China reduz importação de minério de ferro

Publicidade

DA REUTERS, EM PEQUIM

Com crescimento na produção doméstica de minério de ferro, a China conseguiu reduzir suas importações da commotity desde o segundo trimestre, afirmou nesta terça-feira uma autoridade da Cisa (Associação de Ferro e Aço da China, na sigla em inglês).

As três grandes produtoras de minério do mundo --a brasileira Vale e as australianas Rio Tinto e BHP Billiton-- já podem ter motivos para lamentar suas políticas de preços, afirmou o vice-presidente da Cisa, Luo Bingsheng.

O executivo acrescentou que a participação das três companhias no mercado chinês caiu "notavelmente" em junho.

A China, que consome cerca da metade da produção mundial de minério de ferro, recebeu um golpe no início do ano quando as mineradoras decidiram abandonar o sistema anual de preços, adotando um esquema trimestral, com o objetivo de tirar vantagem dos crescentes preços no mercado à vista.

Embora o minério chinês tenha menor teor de ferro e sua produção seja mais custosa em relação a outras origens, maiores preços do produto importado estimularam a produção local para 101,5 milhões de toneladas em junho, uma alta de 11,5% em comparação com maio.

Já a importação de minério de ferro caiu 9% em junho, para 47 milhões de toneladas.

Desde abril, um número maior de siderúrgicas de médio e pequeno portes reduziu o volume importado por conta dos preços mais baixos do produto doméstico e por conta de uma queda na demanda por aço, em meio a esforços de Pequim de limitar um superaquecimento do mercado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página